variantes da grande Deusa Mãe da Ásia
Na origem destas reminiscências situar-se-iam o culto e o mito da Afrodite Mylitta, nome pelo qual os Gregos designavam a Ishtar assírio-babilónica, a Astarte anatólica, a Afrodite de Ascalão - todas as variantes da grande Deusa Mãe da Ásia, em que se vêm concretizar tendências ao mesmo tempo uranianas, ctónicas, às vezes amazónicas; o mito de Ônfale, rainha da Lídia e amante de Hércules, não passaria da versão helenizada da hierogamia da grande deusa com o seu princípio masculino, Belos-Herakles, deus solar. As relações de Ônfale com Hércules, sujeito à rainha pela volúpia, seriam apenas uma figura da subordinação do deus, princípio fecundante, à grande deusa que representa por sí só a soberania e o poderio criativo divinos...a característica fundamental do culto desta deusa é justamente esse de exigir a prostituição das virgens nos seus santuários e o "sacrifício da castidade" das matronas. Quando o "patriarcado" triunfou defenitivamente com a Roma republicana e as Doze Tábuas, antes de encontrar a sua expressão suprema no principado imperial, o mito asiático de Vénus, mãe da raça dos Iules, continuava ainda a obcecar os espíritos, de tal modo que...
(P. Klossowski, in Origens Cultuais e Míticas de um Certo Comportamento das Damas Romanas)
12 comentários:
Onde são as Herakleias?
Pois... :)
A divinização do princípio feminino parece ser anterior à adoração de um Deus masculino.
Facto mais do que interessante se pensarmos que depois, a ideia que vingou foi a do masculino.
Existem muitas interpretações desses factos que apontam para uma explicação de tudo isso enquanto processo de repressão feminina.
Um tema a explorar... :):)
Foi bom pensar aqui um pouco sobre o assunto.
Quanto às Herakleias :), suponho que o culto se mantém, embora com outros contornos...
obrigada.
e eu gostei muito do link.
sobretudo do backstage e dos retratos.
hoje não estou de músicas, mas eu volto já...
provavelmente conheces...
http://www.mp3.com/albums/627461/summary.html?from=440961&tag=albums;img&om_act=convert&om_clk=artalb
tenta Who Stole The Sky
são uns segundos mas acho que suficientes para abrir o apetite no caso de desconheceres.
abriu mesmo o apetite !
lembrou-me de repente uns trabalhos do Hector Zazou
sim sim! do pouco que conheço sim e provavelmente até já trabalharam juntos, não sei....
Este ainda não é a versão do Marylin Manson do Personal Jesus...não sei de quem é esta.
rs...metal em francês é que é assim um bocado estranho rs...
allors vien...nous n´avon rien a perde...
a única viz que estive numa discoteca em paris, calhou de ser bastante underground, lá para os lados de monmartre, e retenho a impressão que me causou o facto da mùsica, metal em todas as categorias e décibeis daí para cima, ser 90% francesa. Desconhecia que havia tal nível de produção musical em França.
Esses são os young gods, praticamente franceses, mas são suiços de genebra. Uma das minhas bandas favoritas. são mais industrial e electronico do que metal, sabes que a banda é constituida por vocalista, baterista e sintetizador-sampler, apenas! e fazem essa barulheira toda. uma banda fe-no-me-nal em palco.
no ultimo nº da underground - entulho informativo tem uma entrevista com o vocalista.
pois, estou farta de ouvir e ler acerca deles[são j´uns dinossauros entre os portugueses- conheço o sucesso que têm em Portugal], mas confesso que desconheço a discografia e o historial.shame on me! que às vezes sou um bocado prepotente e meto na cabeça que não sou de modas...rs.
acabei de perceber que neste caso concreto saí a perder.
mas nada que não se resolva pois gostei do som.
see u.
referiste com perspicácia a questão da proporção naquele vestido!de facto tive de fazer um desenho à escala e depois criar uma trama sobre o tecido para distribuir todos os elementos, mas foi um trabalho que adorei fazer. o mote como é óbvio foram os lenços dos namorados.
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